segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O Fígado

Fígado (do latim ficatu) é a maior glândula e o segundo maior órgão do corpo humano. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções num sistema de canais que se abrem numa superfície externa, como glândula endócrina, uma vez que também libera substâncias no sangue ou nos vasos linfáticos. Localiza-se no hipocôndrio direitoepigástrio e pequena porção do hipocôndrio esquerdo, sob o diafragma e seu peso aproximado é cerca de 1,3-1,5 kg no homem adulto e um pouco menos na mulher.2 Em crianças é proporcionalmente maior, pois constitui 1/20 do peso total de um recém nascido. Na primeira infância é um órgão tão grande, que pode ser sentido abaixo da margem inferior das costelas, ao lado direito.

A Epilepsia

Epilepsia (do verbo grego ἐπιλαμβάνειν: tomar, capturar, possuir, ter) é um grupo de transtornos neurológicos de longa duração caracterizados porataques epilépticos. Estes ataques são episódios de duração e intensidade variável, desde os de curta duração e praticamente imperceptíveis até longos períodos de agitação vigorosa. Em epilepsia, os ataques tendem a ser recorrentes e a não ter uma causa subjacente definida, enquanto que os ataques que ocorrem devido a uma causa específica não são considerados representativos da epilepsia.
Na maior parte dos casos de epilepsia desconhece-se a origem da doença, embora algumas pessoas desenvolvam epilepsia posteriormente a lesões cerebrais, AVC, tumores cerebrais, toxicodependência ou alcoolismo, entre outros. Os ataques epilépticos são o resultado de atividade excessiva e anormal das células nervosas do córtex cerebral. O diagnóstico geralmente pressupõe excluir outras condições que possam provocar sintomas semelhantes (como a síncope) e perceber se existem quaisquer causas imediatas. A epilepsia é muitas vezes confirmada através de umeletroencefalograma (EEG).
A epilepsia não tem cura, embora os ataques possam ser controlados com medicação em cerca de 70% dos casos. Em pessoas cujos ataques não respondem à medicação, pode-se considerar cirurgia, neuroestimulação ou alterações na dieta. Nem todos os casos de epilepsia se prolongam durante toda a vida e há um número significativo de pessoas que melhoram até ao ponto de já não ser necessária qualquer medicação.
Cerca de 1% da população mundial (65 milhões de pessoas) tem epilepsia. Aproximadamente 80% dos casos ocorrem em países em vias de desenvolvimento. A ocorrência de epilepsia torna-se mais comum à medida que a idade avança.  Em países desenvolvidos, a ocorrência de novos casos é mais frequente em crianças e idosos, enquanto que em países em vias de desenvolvimento é mais frequente em crianças mais velhas e jovens adultos. Entre 5 e 10% de todas as pessoas terão um ataque sem causa definida até aos 80 anos de idade, sendo a probabilidade de sofrer um segundo ataque entre 40 e 50%. Em diversas partes do mundo, é restrita ou vedada a autorização de condução a pessoas com epilepsia, embora muitas possam voltar a conduzir após determinado período sem ataques.

O Hospital Alexander Fleming tem um grande ano de crescimento pela frente.

O hospital Alexander Fleming entende que sempre pode melhorar no que diz respeito ao atendimento que presta aos seus clientes, mesmo já tendo a maior e melhor estrutura da região. Por isso vai colocar em execução um excelente projeto de ampliação do hospital Alexander Fleming, que vai torna-lo ainda mais uma referência de qualidade. 2015 será um ano decisivo para o crescimento do hospital Alexander Fleming e logo você terá um hospital ainda mais preparado, a sua disposição quando você precisar dele.

A Esquizofrenia

Esquizofrenia (do grego σχιζοφρένεια, composto de σχίζειν, "dividir em dois", e φρήν, φρεν-, "mente") é considerada pela psicopatologia como um tipo de sofrimento psíquico grave, caracterizado principalmente pela alteração no contato com a realidade (psicose). Segundo o DSM-IV, é umtranstorno psíquico severo caracterizado por dois ou mais dentre o seguinte conjunto de sintomas por pelo menos um mês: alucinações visuais,sinestésicas ou auditivas, delírios, fala desorganizada (incompreensível), catatonia ou/e sintomas depressivos.
Juntamente com a paranoia (transtorno delirante persistente, na CID-10), o transtorno esquizofreniforme e o transtorno esquizoafetivo, as esquizofrenias compõem o grupo das psicoses. É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir pessoas de qualquer idade, gênero, raça, classe social e país. Segundo estudos da OMS, atinge cerca de 1% da população mundial.
O tratamento é feito à base de medicação antipsicótica, que basicamente suprime a actividade dos receptores de dopamina. Aconselhamento, formação profissional e sobretudo reinserção social são alguns dos pontos também muito importantes no tratamento. Em casos de maior gravidade, onde há risco de danos psicológicos ou físicos para a própria pessoa ou para os que à sua volta vivem, é por vezes necessário o internamento involuntário. Com o passar dos anos, o tempo de internamento e o numero de internamentos têm vindo a reduzir.

TUMORES ÓSSEOS

TUMOR ÓSSEO:
Os ossos podem apresentar alterações nos exames de imagens, e nem sempre essas "manchas" corresponderem a tumores. De forma geral, essas alterações podem representar lesões pseudotumorais("falsos tumores", por exemplo, cistos ósseos simples, cistos ósseos aneurismáticos, displasias fibrosas, defeitos fibrosos corticais), tumores benignos (osteocondromas, encondromas, fibromas condromixóides, osteomas osteóides, tumor de células gigantes, condroblastomas) ou tumores malignos (osteossarcomas, tumores de Ewing, condrossarcomas, mielomas múltiplos, plasmocitomas, metástases ósseas). A história clínica, o exame clínico e os exames de imagens auxiliam o médico para diferenciar entre esses grupos de lesões.
O câncer ósseo é relativamente raro. Quando o câncer começa no tecido ósseo, ele é chamado de câncer primário do osso; e quando ele se inicia em outro órgão e atinge posteriormente os ossos, pela corrente sanguínea, é conhecido como câncer metastático para o osso. Os tumores ósseos malignos também podem se desenvolver em lesões benignas prévias e, neste caso, são chamados de cânceres secundários.
O tumor ósseo se desenvolve quando as células perdem o controle de divisão e se dividem formando novas células que levam ao aparecimento de uma massa (tumor). Os tumores benignos, normalmente não apresentam a capacidade para invadir os tecidos e vasos e alcançar outros órgãos. Os tumores malignos apresentam essas características e podem apresentar invasão local e atingir outros órgãos à distância do local primário onde iniciaram o desenvolvimento.
sintoma e o sinal mais frequentes dos tumores ósseos são dor e aumento de volume, e podem estar presentes separadamente, principalmente no início do quadro. Se existe a suspeita de tumor nos ossos, procure o seu médico. O diagnóstico e tratamento precoce do câncer ósseo melhora o prognóstico e aumenta as chances de cura.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dicas de uma boa alimentação para as crianças:

Dicas e Conselhos:

Refeições-
Dê refeições regulares à sua criança, e certifique-se que ela não está demasiado cansada ou aborrecida durante as refeições.
Sente-se e coma juntamente com a criança enquanto família. "A conversa é o melhor tempero".
Tenha em "stock" uma boa variedade de alimentos e escolha aqueles que são coloridos e interessantes para a criança.
Coloque quantidades pequenas de comida num prato pequeno. é preferível repetir do que a criança ficar subjugada pela quantidade de comida que têm de comer.
Mantenha os doces longe da vista da criança até que a refeição tenha chegado ao fim.
Pequenos-Almoços
Esta é uma refeição muito importante. Os cereais são ideais, especialmente se servidos com um copo de sumo de fruta natural ou copo de leite. Esta é uma refeição completa em vários nutrientes essenciais, incluindo hidratos de carbono, vitaminas, cálcio, ferro e proteínas.

Mais uma de nossas dicas:

Algumas dicas simples podem-se reduzir em muito ou até eliminar os sintomas de falta de ar e opressão no peito. Siga estas dicas para aliviar os sintomas da asma e a conheça os principais sintomas e formas de tratamento para a asma.

Dicas para a sua saúde:

Alimentos que ajudam na sua saúde cardiovascular, para quem tem algum problema e para quem quer evitar algum dano.



Juntos contra o Câncer !